Meu blog

Espero que gostem do meu blog e visitem e deem seu comentário, sua curtida, espero que você esteja sempre presente!
Melissa.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sexualidade e AIDS na terceira idade (leiam, contei uma historinha, é interessante!!!)

Desde os anos 70, a população de idosos cresceu em termos proporcionais, mais do que qualquer outra faixa etária no Brasil. Mas, ainda a sociedade banaliza o tema sexualidade na terceira idade e os próprios idosos convivem com falsos mitos e tabus, adquiridos pela educação repressora recebida no passado. O presente estudo teve como objetivo investigar os conhecimentos das idosas do grupo “Ande bem com a Vida”, a respeito de sexualidade, conhecimento e prevenção de DST/AIDS. Como processo metodológico, os pesquisadores utilizaram o método da pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A partir dos dados coletados nas entrevistas semi estruturadas, observou-se que a maioria das idosas considera sexualidade e ato sexual sendo sinônimos. A pesquisa mostrou ainda que quase todas as mulheres entrevistadas afirmaram ser possível ter uma vida sexual ativa e saudável na terceira idade. Entretanto, o dado mais preocupante foi em relação à utilização de preservativo após os 50 anos, pois nenhuma das entrevistadas utiliza esse método. Hoje, o modo com que essas idosas encaram sua sexualidade é reflexo da educação repressora recebida no passado, e tendo como consequência muitas dúvidas, medos e preconceitos a respeito desse tema, fazendo com que não usufruam de sua sexualidade nesse momento da vida. Logo, a pesquisa mostrou a necessidade de levar informações sobre sexualidade a essa faixa etária, o que permitirá a aquisição de conhecimento sobre o assunto, acabando com os mitos, tabus e informações errôneas.

Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR.

Gostaria de falar um pouco sobre esse "resumo" de um estudo feito com "idosas" sobre sexo e sexualidade, me lembro que desde pequena, adorava conversar com minha avó, ela já é falecida a muito tempo, mas quando era viva eu passava horas conversando com ela e perguntando do seu passado, adorava as histórias de como ela conheceu meu avô, como namoravam, como era o namoro, como era a casa onde ela morava e etc... como ele era com ela e ia imaginando na minha cabeça de criança todas aquelas imagens que acreditem, tenho até hoje guardadas e tenho 36 anos, na época eu deveria ter uns 10, as histórias eram contadas como era naquela época, tudo era muito vergonhoso, bom minha mãe foi descobrir o que era menstruação o dia que ficou! pensou que estava doente (ainda tem gente antiga que chama de doença) falou com uma vizinha que explicou a situação, depois fui crescendo e fui perguntando outras coisas, se eles se beijavam, se namoravam, nessa época eu já sabia o que era sexo, e era isso que eu queria saber e ela dizia que sim mas era muito as vezes, ou seja, raro, eles tinham mais de 70 anos.  Quando eu já era moça e ia as discotecas, nome esse, que muitos nem sabem o que é, os nossos jovens por exemplo! (NUNCA existirá década como a de 80, mas isso é assunto para depois) eu ia a uma festa em Rio Grande que começava cedo aos domingos e terminava a meia-noite, então acompanhei o surgimento da libertação e liberação dos idosos daquela época, nas "matines" de domingo, nos "sopão" nas segundas (nem sei se ainda existe) Então eu me admirava de ver senhoras na parada do ônibus (tinha uma na frente da minha casa) vizinhas minhas, todas arrumadas, maquiadas, de salto, (a maioria viúvas) indo para as matines e sozinhas, quando lá, com uma amiga. Eu imaginava namoro de criança, beijo, dança e companheirismo (não que isso não houvesse acontecido e muito) O tempo passou...Eu depois de "véia' trabalhando no hospital a alguns anos atrás fui percebendo muitos idosos doentes, mas não com as doenças dos "velhinhos" mas com a maldita AIDS, que graças a Deus agora deixou de ser uma doença mortal e passou a ser uma doença crônica, ou seja tratável,  nos primeiros que vi, fiquei realmente espantada! Mas depois com a continuidade do "aconticido" fui entendendo, muitos iam para a festa, e depois "namoravam".... como se pensava que idosas não engravidam e idosos tinham dificuldades com preservativos, eles não usavam e o mais incrível é que se você conversasse com eles, eles diziam que só queriam namorar pois casar de novo nem pensar, tinham seu jeito e não estavam a fim de mudar depois de "velhos". Bom o que aconteceu? Um troca-troca de parceiros e infelizmente promiscuamente, (novamente fui retórica) mas é!!! Que história é essa de camisinha, eles deviam perguntar, gente antiiiiga, pois é depois de uns 10 ou 15 anos começou a avalanche de doentes de AIDS na terceira idade, sofreram muito e muitos ainda sofrem, não vale a pena curtir a vida "adoidado" e depois sofrer assim!!! Mas acho que agora estão mais conscientes que podem e devem curtir sua vida, mas com responsabilidades, pois viram muitos amigos e parceiros de "baile" morrer, e isso serve para todos, CAMISINHA SEMPREEEEE!
Melissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário